sábado, 31 de julho de 2010

Feira de Santana ganhará mais um Complexo Policial


O Governo do Estado inicia nos próximos dias a construção de mais um Complexo Policial em Feira de Santana, que ficará localizado na rua Landulfo Alves, no bairro Sobradinho, onde já funcionaram a Delegacia da Mulher e 2ª Delegacia. No novo complexo funcionarão várias delegacias, dentre elas, a 4ª Delegacia que ainda será criada pela Secretaria de Segurança Pública e provavelmente, a Delegacia Especializada em Combate a Roubo de Cargas (DECARGA), que funciona atualmente na avenida Maria Quitéria.

A antiga estrutura já foi demolida e técnicos já estão fazendo o trabalho de estudo do solo para erguer o novo prédio. A área vai da rua Landulfo Alves à rua Dr.Joaquim Laranjeiras, possibilitando um bom espaço para o funcionamento das delegacias e conforto para os policiais que alí trabalharão. De acordo com o Coordenador da Polícia Civil, delegado Fábio Daniel Lordello (foto), a construção de mais um complexo policial vai ajudar no trabalho da polícia civil, pois serão nomeados novos delegados, agentes e escrivães e com a criação da 4ª Delegacia, parte das investigações e crimes, que hoje é feita pela 2ª Delegacia será de sua responsabilidade.

A 4ª Delegacia ficará responsável pela investigação de crimes cometidos na região da rua J.J.Seabra, incluindo metade da avenida Getúlio Vargas, no sentido Centro - Queimadinha. Fábio Lordello, lembra que quando chegou em 2008 em Feira de Santana, enviou o projeto de criação da nova delegacia para a Secretaria de Segurança, que o aprovou e finalmente, agora, deverá ser colocado em prática.

Rivaldo Ramos

Registros do DPT de Feira de Santana


Acidente

Foi necropsiado no Departamento de Polícia Técnica, o corpo do menor Matheus Malhado da Silva, que tinha 16 anos e morava na fazenda Estaleiro, no município de Baixa Grande. Ele foi vítima de acidente automobilístico próximo ao município onde residia.

Homicídio

José Pereira dos Santos, 58 anos residia no município de Santo Estévão e foi assassinado com golpes de tesoura. O crime aconteceu na rua 7 de Setembro, naquele município.

Suicídio

Morreu nesta sexta-feira (30) no Hospital Geral Cleriston, Andrade José Matias de Souza, 30 anos que residia na rua J, loteamento Agrovila, bairro da Mangabeira. Segundo familiares, a vitima estava depressiva e ingeriu quase um cartela inteira de medicamentos. O corpo foi removido ao DPT para ser periciado e posteriormente será liberado para o sepultamento.

Denivaldo Costa

Falsos garís praticam assaltos em Feira


Ninguém imagina que um trabalhador que faz a coleta de lixo venha a praticar assaltos, mas até que se prove o contrario, todo mundo é inocente

Os moradores do bairro Tomba e Jomafa entraram em contato com vários programas de rádio de Feira e denunciaram que dois homens vestidos com roupas de garís da Prefeitura Municipal de Feira de Santana estão armados com revólveres e praticando assaltos .

A incidência de assaltos vem ocorrendo no conjunto Feira VII, na região do Tomba e também neste sábado foram verificados ataques dos bandidos em outro bairro. Cerca de dez pessoas foram assaltadas num ponto de ônibus do Feira X.

Agentes da limpeza informaram que algumas pessoas não registram queixas por considerar que os objetos levados são de baixo valor e só prestam queixa quando os documentos são levados.

Rosalvo Mota, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública (SINTRALP), informou ao programa Show de Notícias, da rádio Subaé que fardas de garís foram roubadas dos varais de suas residências e estão sendo utilizadas por marginais.

Denivaldo Costa
Foto: Ilustração

Homicídios crescem 18,4% nas cidades do interior do Estado


Os assassinatos de produtores rurais cometidos nas duas últimas semanas, nos municípios de Barreiras e Vitória da Conquista (a 857 km e 509 km da capital, respectivamente), ilustram o avanço da violência no interior do Estado – que fica mais evidente conforme as estatísticas da própria Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Os dados disponibilizados no site da pasta mostram que foram registrados 1.207 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no interior da Bahia, entre janeiro e maio deste ano. No mesmo período de 2009, a SSP contabilizou 1.019 casos nas cidades do interior (um aumento de 18,4%). Os números não incluem municípios que integram a Região Metropolitana de Salvador.

As deficiências no policiamento são apontadas como as principais causas do crescimento da criminalidade. “Tem cidade de 50 mil habitantes que só conta com um policial militar”, disparou Marco Prisco, presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar.

Segundo Prisco, o efetivo total da PM na Bahia é de 32 mil integrantes. “O ideal é termos 50 mil. O governo cria novas companhias independentes, só que com o mesmo efetivo, dando uma falsa sensação de reforço na segurança”, reclamou.
Para Marcos Maurício, presidente do Sindicato dos Policiais Civis, faltam estrutura e qualificação aos policiais do interior: “O aumento da criminalidade é reflexo também da falta de organização. Em 130 municípios, temos agentes de prefeituras fazendo o trabalho de policiais, inclusive usando armas e coletes”, denunciou Maurício.

Diretor do Departamento de Polícia do Interior, o delegado Bernardino Brito Filho afirmou que providências estão sendo tomadas pelo governo. “Estamos agindo dentro de um planejamento. Na última semana, nomeamos 120 investigadores e 40 escrivães para as unidades do interior. Temos observado que a maior concentração dos homicídios está nos grandes centros do interior, justamente onde há maior presença do tráfico”, observou.

O delegado reconheceu que há déficit no efetivo, mas disse que já há “um planejamento de reposição de agentes pedido pelo governador”. De acordo com o presidente do Sindpoc, a Bahia conta com 3.760 policiais civis. “Só que 1.200 já estão prestes a se aposentar. Hoje, há um déficit de 3 mil policiais”, alertou.

Fonte: A Tarde

Ações da PM apreendem drogas na cidade

A Polícia Militar de Feira de Santana, através de suas companhias, continua intensificando as abordagens e apreendendo drogas em vários pontos da cidade.

Policiais da 64ª Companhia Independente apresentaram na 2ª Delegacia, Marcos Vinícius Machado Nascimento, 19 anos. Ele foi abordado pelos policiais na avenida do Canal, próximo ao Terminal de Transbordo e seu poder foram encontradas 45 pedras de crack e R$ 81.

Já Romarion Neves Fernandes, 34 anos foi abordado por uma equipe da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar no bairro Jussara com cinco papelotes de maconha. Romarion foi conduzido até a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes.

Rivaldo Ramos

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Desmanche de carros é estourado pela PM em Feira de Santana



Policiais militares da 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sob o comando do sargento Gilmar, e dos soldados Luciano, Rui e Neto estouraram na tarde desta sexta-feira (30), um desmanche de veículos roubados. Durante a operação Ronda nos Bairros, os policiais localizaram uma residência no bairro Novo Horizonte, nos fundos do Centro de Treinamento do Fluminense.

No local, foi preso em flagrante Wesclei Cerqueira Moreira (foto), 25 anos, no momento em que desmanchava uma pick-up Strada e uma caminhonete Mitsubishi L200, ambas roubadas em Feira. Segundo os policiais, outros quatro homens conseguiram fugir ao perceberem a presença da polícia. Ao ser interrogado, Wesclei os identificou como: Marquinhos, Euder, Júnior e um quarto elemento disse não conhecer o nome e que moram no bairro Jardim Cruzeiro. No interior da residência foram encontradas dezenas de peças, motores, caixas de marcha e painéis, entre outras de veículos roubados.



Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) estiveram no local e iniciaram as investigações para desbaratar essa quadrilha especializada em roubar e desmanchar veículos. Segundo informações, um comerciante estabelecido na rua Desembargador Filinto Bastos, conhecida rua de Aurora, está envolvido com a quadrilha.

Wesclei foi conduzido até a delegacia, onde foi autuado em flagrante por receptação de veículo roubado. Todo o material foi transportado em um caminhão da Polícia Militar para o pátio do Complexo Policial Investigador Bandeira.

Rivaldo Ramos
Foto: Gleidson Santos

Jovem é assassinado por "motoqueiros" no Tomba


Foi assassinado por volta das 13h30 desta sexta-feira no bairro do Tomba, Ivanildo França Costa (foto), 22 anos, conhecido como "Tico". Segundo populares, ele morava no bairro do Areial e foi morto por dois homens que estavam numa motocicleta.

Ivanildo estava sentado numa praça, nas proximidades da rua São João quando os assassinos chegaram e deflagraram vários tiros. A delegada Mônica Soares e seus agentes de plantão realizaram o levantamento cadavérico e o corpo foi removido ao Departamento de Polícia Técnica. O crime será investigado pela 1ª Delegacia.

Denivaldo Costa

Chapista nega envolvimento em seis crimes


Policiais da 1ª Delegacia detiveram na manhã desta sexta-feira (30), na localidade do Bem Te Ví, no bairro Pedra do Descanso, Josué Rodrigues Evangelista (foto), de 22 anos e conhecido como "Bronca". Ele reside no conjunto Feira X e já possui passagem pela polícia pela prática de assalto em Feira de Santana.

Segundo os investigadores, Josué é suspeito de ter matado a tiros no dia 12 do mês passado, na Pedra do Descanso, Rodrigo Silva Souza, 17 anos que morava na expansão do conjunto Feira IX. A polícia apurou que o irmão de "Bronca", Natanael Evangelista foi morto a tiros por homens que estavam numa moto, na praça da Matriz, por motivo de vingança. O crime aconteceu no dia 14, também do mês passado.

O delegado, Mateus Souza, titular da 1ª DP, informou que vai representar pela prisão preventiva do acusado, pois acredita na participação dele em seis homicídios, embora Josué negue. " Aquí, ele informou os nomes de outras pessoas que teriam cometido crimes na área da 1ª Delegacia e tenho certeza que todos serão presos", afirmou o delegado.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa

Aposentado morre em colisão de motos


Vítima de uma colisão envolvendo duas motocicletas, morreu no Hospital Geral Clériston Andrade nesta sexta-feira ( 30 ), Leandro Gonçalves da Silva, de 74 anos, que morava no caminho 4, casa 7, no conjunto Feira VII. Segundo o boletim de ocorrências, o acidente aconteceu na avenida Maria Quitéria, no bairro Queimadinha e não constam os dados das motos e de outras pessoas envolvidas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros e levou a vítima até o HGCA, mas ela não resistiu aos ferimentos e terminou falecendo. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica, onde foi necropsiado.

Denivaldo Costa
Foto: Mário Sepúlveda

Polícia Civil recebe 45 motocicletas e quatro carros-presídio


A Secretaria da Segurança Pública (SSP) entrega, nesta sexta-feira (30), mais 45 motocicletas e quatro carros-presídio novos para a Polícia Civil. O investimento de R$ 1.149.925,00 faz parte do Plano
Estadual de Segurança Pública, que prioriza o reaparelhamento das frotas policiais.

Os veículos serão utilizados nos serviços de investigação e no transporte de presos para delegacias e unidades prisionais. A entrega será realizada no estacionamento da SSP, no Centro Administrativo da Bahia.

Fonte: SSP

Presos acusados de clonagem de motocicletas


Policiais da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar, que tem o comando do Major Jader Martins, através da guarnição do Pelotão Especial, sob o comando do Sargento J Antonio e dos soldados Adib, Luciano e
Cristovão, prenderam Dilton Silva Ribeiro (foto), 31 anos, e Rogério Lima de Souza. Os dois foram flagrados com uma motocicleta roubada CG Titan 150, de cor preta, sem placa, no interior de uma oficina, localizada no Minadouro.

Segundo os policiais, uma denúncia anônima informava da existência de uma oficina no Minadouro, que funcionava como local de desmanche de motocicletas. Quando os policiais chegaram no local, flagraram o dono da oficina, Rogério de Souza adulterando o chassis de uma motocicleta. Ele alegou que a moto pertencia a Dilton Ribeiro, que teria pedido para adulterar o chassis.

Os policiais solicitaram que Rogério ligasse para Dilton, informando que o serviço já estava feito, e quando este chegou para apanhá-la, foi presos em flagrante. O dono da oficina afirmou que esta era a primeira vez que fazia esse tipo de serviço. “Sou mecânico, mas esses dias o serviço sumiu e esse cara chegou, me ofereceu R$ 100,00 para que eu remarcasse o Chassis da moto. Mas ele alegou que a moto era Poquemon e que a moto iria rodar na roça”, argumentou Rogério. Os dois foram conduzidos para 2ª Delegacia de Polícia. Dilton Silva Ribeiro foi autuado em flagrante por receptação de veículo roubado e Rogério Lima de Souza, por adulteração de veículo.

Rivaldo Ramos, com informações da 64ª CIPM
Foto: Gledson Santos

Justiça suspende portaria que modificou a jornada de trabalho da Polícia Civil


A Associação dos Delegados do Estado da Bahia (ADPEB) informou que conseguiu uma liminar da Justiça que suspende os efeitos de uma portaria que modificou a escala de trabalho dos policiais civis, ação que gerou polêmica e seguidas ameaças de greve. Segundo a nota emitida pela entidade, a juíza Lisbete Cezar Santos, da 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, entendeu que a medida do governo não preencheu os requisitos que dariam validade à alteração.

A presidente da ADPEB, Soraia Pinto Gomes, comemorou a decisão judicial e disse que o próximo passo é realizar estudos para que seja apresentado ao Executivo estadual uma nova proposta que tenha como base as sugestões do servidores do ramo. O Sindicato dos Policiais Civis (SINDPOC) também comemorou a decisão. A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Redação do Central de Polícia, com informações do Bahia Notícias

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Assaltante morto em casa lotérica tinha escapado de atentado no Jomafa


O assaltante Renilson Santos Souza, 20 anos que tombou ao trocar tiros com um policial militar, nesta quarta-feira (28), quando tentava roubar uma agência lotérica no centro da cidade estava predestinado à morrer de forma violenta.

No dia 10 deste mês, Renilson escapou de um atentado no conjunto Jomafa, quando em companhia de Leonardo Santos da Conceição deixavam a carceragem do Complexo Policial, após terem sido presos por porte ilegal de arma. Na ocasião, dois homens numa moto deflagraram tiros na direção de Renilson e Leonardo, mas terminaram matando a adolescente Tailane Lima Santos e ferido a mãe da jovem.

Renilson Santos Souza, que também era conhecido como "Pardal", não conseguiu escapar das balas por muito tempo, pois se enveredou no mais tortuoso dos caminhos: o do crime.

Rivaldo Ramos

Carceragem reformada do Complexo Policial já está superlotada e com risco de rebelião e fuga


A prefeitura de Feira de Santana ainda não divulgou o valor que foi patrocinado para a reforma da carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira, que terminou no final de semana, mas acredita-se que o valor pode superar os R$ 15 mil, devido ao estado em que ficou após a última rebelião ocorrida no mês de março deste ano. Esse acordo entre o prefeito Tarcisio Pimenta e o coordenador de Policia Civil de Feira de Santana, Fabio Daniel Lordelo foi feito antes do período da micareta, com a finalidade de auxiliar o Governo do Estado, que na época queixava-se de falta de verbas para reforma da carceragem.

As celas reformadas passaram por algumas modificações na parte estrutural. Por exemplo: a quantidade de 15 passou para 13. Esse foi o consenso e o acordo firmado entre as autoridades como membros do Ministério Público e órgãos de defesa dos direitos humanos. Agora são 9 celas que cabem dois presos em cada uma e mais 4 celas que comportam quatro pessoas, totalizando um espaço reservado para 34 presos.

Fora de controle

E nem precisou de “inauguração”. A cadeia já está lotada com mais de 80 presos, superando a capacidade que é para 34 pessoas. O Delegado Lordelo relatou para o repórter Denivaldo Costa que a situação vai ficar pior. " Temos que transferir mais 25 presos que estão em delegacias da região e que foram removidos por conta da reforma da carceragem e ainda resquícios do período de rebelião que terão de retornar, pois essas delegacias não dispoem de estrutura para manter esses presos da justiça e correm o risco de fuga", informou o delegado. E completou com uma declaração implacável: " Nós vamos encher mais, fora as prisões que vão ocorrer. Isso é um problema crônico e que vai se estender".

Fuga à vista?

O blog Central de Polícia obteve informações que nesta semana existiu um princípio de rebelião, quando um dos custodiados fingiu estar doente para ser medicado no hospital e arrancou de uma mesa do plantão um pedaço de ferro para fugir, mas foi contido por policiais civis do período da noite e que contaram com o apoio de policiais militares que chegaram por coincidência na hora do incidente. " Meu Deus, isso é um risco. Depois desta reforma, isso aquí vai virar um mini presídio e vai começar tudo de novo", disse irritado um policial civil. " Aquí não é lugar para preso, todo mundo sabe disso e nossos colegas correm grane risco quando entram na carceragem. Quem vai dar segurança para nossas vidas?", indagou para a nossa reportagem.

Por: Rivaldo Ramos e Denivaldo Costa

Desarticulada quadrilha que roubava caminhões na Bahia


Quatro homens foram presos ontem (28), por policiais da Delegacia Especializada no Combate a Roubo de Cargas (DECARGA), de Feira de Santana, acusados de pertecerem a uma quadrilha que roubava, desmanchava, adulterava e transformava caminhões em dublês, para depois revendê-los em outros estados, principalmente em Sergipe. O titular da DECARGA, delegado João Rodrigo Uzzum disse em entrevista ao repórter Denivaldo Costa, que após investigações os acusados foram localizados e presos num galpão situado na Estrada do Coco, no município de Camaçarí. Os caminhões eram adulterados no local.

Foram presos José Edvaldo Cao, 57 anos; Gildo Silva da Cunha, 34; Gilson Oliveira de Sales,47 e Francisco Flávio Cruz de Melo, 38 anos. Eles residem nas cidades de Salvador, Camaçarí e Itabaiana-SE. Com um deles, a polícia encontrou várias carteiras de identidade falsas. Todos foram autuados em flagrante e a polícia acredita que a quadrilha tem ramificação em Feira de Santana.

Provas do crime

A polícia encontrou em poder da quadrilha grande quantidade de placas, plaquetas identificadoras de motores, cabines, documentos falsos, além de pinos utilizados para remarcar chassis. Os presos foram apresentados à imprensa e ficarão à disposição da justiça.

O delegado Uzzum disse que a polícia passou a desconfiar da quadrilha, devido à grande incidência de caminhões que vinham sendo roubados na Bahia e depois da informação sobre pessoas do estado de Sergipe que estariam receptando os veiculos roubados para revendê-los para outros estados.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa
Foto: Aldo Matos (Acorda Cidade)

Ciclista morre atropelado na BR-116



Foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana, o corpo de Ricardo Batista dos Santos (foto), 26 anos, que residia no conjunto Feira VI.

Ele pedalava uma bicicleta na manhã desta quinta-feira (29) pela BR-116 Norte, quando foi colhido por uma carreta de dados ignorados. O jovem teve morte instantânea. O atropelo aconteceu nas proximidades do conjunto onde o jovem morava.

Rivaldo Ramos
Foto: Mário Sepúlveda

Corpo em estado de decomposição é localizado no Aviário

Populares informaram à polícia nesta quarta-feira (28) sobre a existência de um corpo no bairro do Aviário. Uma equipe da Polícia Civil e peritos do DPT se deslocaram até o local e constataram o fato,a localidade conhecida como Aipim.

Trata-se de um corpo do sexo masculino em avançado estado de decomposição. O corpo foi removido ao DPT para que seja identificada a causa da morte. Suspeita-se de homicídio.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa

Comando Leste participa da 7ª Reunião de Gestão Integrada


O coronel Hélio Alves Gondim, Comandante da Região Leste de Feira de Santana, participou na manhã de ontem (28), da 7ª reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal-GGIM.

O evento foi realizado no Auditório da Secretária Municipal de Saúde, e reuniu autoridades municipais responsáveis pela segurança pública, defesa social, bem como representantes, do Ministério Publico, Ministério da Justiça, Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar, Guarda Municipal,Corpo de Bombeiros, Secretária de Prevenção a Violência ,além de representantes de entidades privadas como o Movimento pela Paz e Não - Violência (MOVPAZ). O GGI realiza uma vez ao mês reuniões e tem como objetivo desenvolver ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e da criminalidade.

As ações da Polícia Militar no município foi um dos pontos citados de forma positiva durante a reunião. O coronel PM Hélio Gondim, falou do aumento de mais de 30% do efetivo extraordinário, utilizado especificamente nas abordagens, visando inibir a criminalidade e a violência na região. Segundo o coronel se faz necessário a integração dos agentes de segurança pública, Ministério Público, Poder Executivo por meio de seus secretários, Poder Legislativo, Conselhos Comunitarios e sociedade em geral.“Em nome da Polícia Militar da Bahia, afirmo que estamos 24 horas nas ruas prevenindo o crime” disse o Coronel Gondim.

Representantes do MOVPAZ, falaram da importância da participação do Programa de Resistência as Drogas -PROERD, nas Escolas da cidade (Programa realizado pela Polícia Militar). A procuradora do Município, Luciana Nascimento, anunciou a realização do Congresso Intermunicipal da Rede de Segurança Pública, que será realizado no início do mês de Dezembro

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Comando Regional Leste

"Valentão" é detido com espingarda


Policiais militares da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar prenderam nesta quarta-feira (28), por volta das 17h20, na avenida Iguatemí, no bairro Mangabeira, Renato Alves dos Santos, 50 anos.

Segundo testemunhas, ele estava armado com uma espingarda e teria realizado um disparo em direção a uma residência, mas o disparo não atingiu ninguém. O valentão foi preso em flagrante e apresentado na 2ª Delegacia.

Rivaldo Ramos, com informações da 66ª CIPM

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mais 160 policiais civis reforçam as delegacias do interior


Mais 160 policiais vão reforçar as unidades da Polícia Civil no interior. Os 120 investigadores e 40 escrivães, nomeados ontem (28), pelo Governo do Estado, serão designados pelo delegado-geral da instituição, Joselito Bispo da Silva, para as Coordenadorias Regionais de Polícia (Coorpins) com maior demanda de ocorrências policiais e carência de pessoal.

O diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Bernardino Brito Filho, informou que as novas nomeações aumentam para 2.591 o número de policiais lotados no Depin, o maior departamento da Polícia Civil, responsável pelas atividades de Polícia Judiciária no interior da Bahia.

Após a publicação do decreto de nomeação pelo Diário Oficial, os novos servidores, aprovados em concurso público e submetidos ao curso de formação na Academia da Polícia Civil (Acadepol), serão empossados na sede da instituição, na Praça da Piedade.

Fonte: SSP

Assaltante morre e comparsa fica ferido durante tiroteio em agência lotérica


Um homem morreu e outro saiu ferido quando tentaram assaltar a agência lotérica Placar, localizada na avenida Getúlio Vargas, centro de Feira de Santana, na tarde desta quarta-feira (28). A tentativa de assalto aconteceu no início da tarde e o assaltante que morreu foi identificado como Renilson Santos Souza, 20 anos, que morava no conjunto Viveiros. O menor J.L.S,de 16 anos (foto), que estava na sua companhia saiu ferido e depois de medicado no Hospital Geral Clériston Andrade, foi conduzido para a Delegacia de Repressão ao Menor Infrator (DRAI).

A tentativa de assalto

Um dos assaltantes entrou na agência e o outro ficou do lado de fora dando cobertura. No momento em que foi anunciado o assalto, um policial, sem farda, chegava de carro na lotérica e teria sido reconhecido por um deles que efetuou vários disparos em sua direção. O policial reagiu e baleou os dois.

Uma funcionária da agência informou ao site Acorda Cidade que o tiroteio começou quando ela iria passar cerca de R$ 1 mil. Os assaltantes estavam de capacete e chegaram no local, numa motocicleta Honda, cor verde, de placa JQK-8319. O corpo do assaltante Renilson Santos Souza foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica.

Rivaldo Ramos, com informações e foto do Acorda Cidade

Acusado de matar jovem em confusão por causa de chip presta depoimento na delegacia


O acusado de matar a jovem Liliam Kévia de Barros Magalhães, 27 anos por causa do Chip compareceu na tarde terça-feira (27) na 2ª Delegacia e foi ouvido pelo delegado Madson Sampaio .

O acusado Marcelo de Jesus Santos (foto), 19 anos residente na rua Mineiros, loteamento Parque Brasil, no bairro Conceição informou no seu depoimento que o
tiro que matou Liliam foi acidental . O objetivo era acertar o pai do garoto que entrou na briga por causa do chip. informou a polícia.

Entenda o caso

Morreu no Hospital Unimed, em Feira de Santana, na noite de sábado (24), Lilian Kévia de Barros Magalhães, 27 anos, que morava na rua Sorocaba, bairro do Caseb. Lilian foi atingida com um tiro na cabeça e socorrida para o hospital, mas não resistiu.

Segundo informações colhidas no Departamento de Polícia Tecnica, ela foi baleada por um jovem que tem a identidade preservada pela policia, para não atrapalhar as investigações.

Uma irmã da vítima informou ao repórter Denivaldo Costa que Lilian namorava com um rapaz que reside no bairro da Conceição e o filho deste rapaz discutiu com outro jovem que foi até a residência e armado para cobrar o chip de um aparelho celular.

Durante a confusão, Lílian passou na frente e recebeu o tiro, vindo a óbito após ser socorrida até o hospital. “Eu estou muito triste, uma briga entre jovens tirou a vida da minha irnã", relatou um familiar revoltado com a situação.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa

terça-feira, 27 de julho de 2010

Vingança fatal: jovem é suspeita de matar o namorado envenenado


Policiais da 1ª Delegacia apreenderam a menor C.A (foto), que tem 15 anos, em sua residência, no conjunto Oyama Figueiredo após ela ter denunciado uma amiga de prenome Jéssica, de ter envenenado o namorado por causa de ciúmes e de um relacionamento conturbado. A vítima de envenenamento teria sido o jovem Ideval de Jesus de Oliveira, 29 anos, que residia na rua Mendes Sá, 60, bairro Chácara São Cosme, falecido na manhã desta terça-feira (27), no Hospital Geral Clériston Andrade. O corpo do jovem foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica para diagnosticar a causa da morte.

Familiares da vítima denunciaram na delegacia que Ideval estava internado num hospital da cidade de Candeias e depois foi transferido para Feira de Santana. " Nós suspeitamos que ele foi envenenado em uma pousada de Candeias pela namorada", declarou o irmão da vítima, Délio Jesus Oliveira.

A família informou ainda que o namoro tinha terminado há dois meses e desconhece o local onde a suspeita se encontra. O irmão da vítima disse à nossa reportagem que as roupas que estavam na casa dele foram destruídas e queimadas, possivelmente pela garota. Pessoas ligadas à família, disseram que existe uma carta deixada pela vítima, na qual alega que estaria cometendo o suicídio por causa de ameaças. Esse fato não foi confirmado pelas autoridades policiais.

Confissão de uma adolescente

Abordada no pátio do Complexo Policial Investigador Bandeira quando visitava um parente a menor C.A, fez confissões importantes à reportagem do Central de Policia, acusando a jovem. " Jéssica é minha amiga", disse a menor. Questionada se a amiga já fez ameaças de morte, ela confessou que sim. " Ela disse que colocaria veneno para ele morrer", disse C.A. Informou ainda que eles viajaram juntos e que ela teria sido convidada, mas recusou o convite. Acrescentou que eles terminaram o relacionamento, mas reataram.

" Minha amiga estava revoltada porque ele ficava com ela e com outra", disse a menor e informou que eles brigavam muito. " Ela queria Ideval só pra ela e para mais ninguém". " Ela jurou que iria matar ele e pelo visto conseguiu", finalizou a menor que foi interrogada pela polícia.

Redação do Central de Polícia

Vítima de linchamento morre no Clériston

Foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana, o corpo de Agemilson dos Santos Silva, 20 anos, que residia na rua Rio Purus, no bairro Capuchinhos.

Ele morreu no Hospital Geral Clériston Andrade, depois de ter sido agredido com pedradas no rosto e facadas. A agressão aconteceu após uma briga, na rua Itapemirim, no bairro Irmã Dulce.

Os autores do crime são descohecidos. O crime será investigado pela 1 delegacia onde o titular é o delegado Matheus Souza.

Denivaldo Costa

Menor é assassinado no Feira IX


Faleceu por volta das 2 horas da madrugada desta terça-feira (27), no Hospital Geral Clériston Andrade, o menor Paulo Henrique Santos de Jesus (foto), 17 anos, que residia na rua Boa Vista, 16, bairro Tanque da Nação.

De acordo com um tio da vítima, Paulo Henrique estava na noite passada, na casa da namorada, no conjunto Feira IX, e foi surpreendido em frente à residência por dois homens que estavam num motocicleta. Atingido por vários tiros, o menor foi socorrido até o hospital, mas terminou falecendo. Este foi o vigésimo quinto homicídio ocorrido no mês de julho. Com mais este crime, chega a 37 o número de menores assassinados.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa.

Acusado de matar adolescente se apresenta à DEAM



Rafael Santos Fontes, 18 anos se apresentou nesta segunda-feira (26) à delegada Martine Veloso (foto), titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher para responder sobre a acusação de homicídio praticado contra a adolescente Amanda Késsia Prado Vila Boas, que tinha 14 anos. O crime aconteceu no dia 9 deste mês, na rua Cândido Mendes, no Sítio Matias.

Em entrevista ao repórter Denivaldo Costa, a delegada alegou que por motivo fútil, o crime foi cometido. O acusado teria alegado em depoimento à delegada que queria apenas " assustar", mas acabou atingindo a jovem. Segundo ele, sua mãe e uma irmã foram até um bar, onde estavam Amanda e o namorado dela, identificado como Hélio e começaram a discutir por causa de um relacionamento entre ele Rafaela, irmã do acusado.

Rafael, ao tomar conhecimento da situação, se armou e foi até o bar, mas Hélio conseguiu fugir e Amanda terminou sendo baleada. A vítima residia na rua Adriano Araújo Silva, 220, no Parque Panorama.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fim da linha: Assalto termina com bandido morto e comparsa preso.


Policiais militares apresentaram no plantão central do Complexo Policial na manhã desta segunda-feira ( 26 ), Leyzer Henrique de Jesus Dias (foto), 21 anos, residente no conjunto Feira IX.

Eles informaram à delegada plantonista, Mônica Soares, que Leyzer estava armado com um revólver calibre 38, montado numa motocicleta Honda 150, cor preta e placa JSZ-4023, que era pilotada por um comparsa e haviam praticado um assalto contra uma senhora, na rua Aderbal Miranda, no bairro Brasília, levando da vítima a bolsa e dois aperelhos celulares.

A vítima, que não quis ser identificada informou que "surgiu um homem desconhecido passava pelo local no momento do assalto e sacando uma arma deflagrou vários tiros contra os assaltantes". O bandido que pilotava a moto foi baleado e apesar de ser socorrido por uma guanição da PM até o Hospital Geral Clériston Andrade, terminou falecendo.

Na delegacia, Leyzer Henrique, preso em flagrante informou aos policiais que o comparsa morto chama-se Lucas Bastos, de 21 anos e morava no loteamento Morada Tropical, bairro Rua Nova. Questionado pelo repórter Denivaldo Costa sobre o assalto, Leyzer disse que não costuma fazer isso, mas resolveu entrar nessa porque estava sem dinheiro. Acrescentou que não é ladrão de motos e que trabalha com vendas, mas não especificou o ramo.

Ele foi autuado em flagrante pela delegada Mônica Soares e o corpo de Lucas Bastos foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa

Homem que estuprou o sobrinho, mata irmã com 10 facadas


Rosineide Nery de Lima (foto), 33 anos, residente no bairro da Mansão, em Conceição do Coité-Bahia, foi assassinada com 10 facadas pelo irmão Romilson Nery de Lima, conhecido por Azulão, na madrugada de sábado (24). O crime aconteceu pouco depois da meia noite, na Rua José Cardoso do Nascimento, no mesmo bairro onde ela residia com o companheiro Avelino dos Santos Xavier, 48 anos, e quatro filhos menores.

A polícia foi chamada e no local encontrou Rosineide caída no chão do único quarto da casa dentro de uma poça de sangue. Ela foi levada ao pronto-socorro do Hospital Regional, onde chegou sem sinais vitais. Ainda na madrugada, o corpo foi encaminhado ao IML de Feira de Santana.

O crime - O biscateiro Romilson Nery, o Azulão, ganhava a vida com "carrinho de mão" fazendo pequenos serviços de transportar as feiras de verduras solicitadas por donas de casas que frequentam o Centro de
Abastecimento. Viciado em álcool, costuma passar a maior parte do seu tempo bebendo no Mercado Municipal, onde sua irmã também freqüentava constantemente.

Ele esteve preso durante quatorze meses por tentar abusar sexualmente do sobrinho P.P.L.S., de 11 anos, filho de Rosineide. Ao tomar conhecimento deste ato do irmão, ela denunciou o fato à polícia, resultando na sua prisão. Já em liberdade, Azulão, encontrou com a irmã no bairro e a espancou, sendo mais uma vez preso, desta vez apenas dois dias. "Todas as vezes que os dois se encontravam, tinham sempre uma intensa discussão e ele prometia que iria matá-la", contou a menor A.J.L.O., 16 anos, filha mais velha da vítima. Recentemente, segundo a menor, a cerca de 90 dias, ela tinha sido esfaqueada pelo irmão na escadaria do mercado e a polícia foi comunicada do fato, entretanto não conseguiu prendê-lo.

No inicio da madrugada, Rosineide estava dormindo na pequena casa , de propriedade de uma tia, na Rua José Cardoso do Nascimento, a primeira rua do bairro, em companhia de seu esposo Avelino dos Santos, 48 anos, quando Azulão colocou a porta adentro e foi direto para o quarto, onde ela estava e começou a esfaqueá-la, sem que tivesse condições de defesa. Na tentativa de salvar a mulher, Avelino também foi esfaqueado no braço, sendo atendido no hospital e liberado. Além do casal, no quarto tinha um menino de um ano filho da vítima, mas não foi atingido.

Só na manhã de sábado os moradores do bairro tomaram conhecimento do fato. Os filhos da vítima, todos menores, na companhia da irmã mais velha, que já é mãe de uma criança de seis meses, estavam desorientadas, sem saber o rumo a tomar, pois o único adulto que tentava resolver os problemas era Avelino dos Santos, que cuidava de levar o corpo para Feira de Santana. Até as 04h, a arma do crime não tinha sido encontrada pela polícia e Azulão ainda não havia sido preso.

Fonte: Valdemí de Assis ( Calila Notícias )

Delegado diz que soldado matou colega à traição


O delegado Euvaldo Costa (foto), plantonista do Complexo Policial neste final de semana, ouviu o soldado da PM, Rodrigo Felipe Cabral da Silva, acusado de matar com oito tiros Joelson Rodrigues de Carvalho, que também era soldado da PM, durante uma festa no Clube de Campo Cajueiro, na noite deste domingo (26) em Feira de Santana. Segundo o delegado, foi por motivo fútil que Rodrigo tirou a vida do colega, que fazia o serviço de segurança da festa.

A alegação do crime

Segundo o depoimento prestado na delegacia, "ele estava se sentindo ameaçado pelo segurança e precisou efetuar os disparos" (oito tiros). O delegado Euvaldo Costa informou ainda que a noiva do acusado, foi o pivô da confusão e o PM não teve estrutura psicológica para dosar os fatos. “O policial preso em flagrante, responderá na justiça comum por homicídio qualificado ( crime hediondo) cuja pena varia de 2 a 30 anos e responderá também a inquérito administrativo. Ele está há dois anos na corporação em estágio probatório e deverá ser expulso da Polícia Militar.


Motivo da confusão

Um cunhado do policial Felipe foi expulso da festa e por esse motivo sua noiva teria ficado irritada e envolveu emocionalmente o policial.Os dois policiais chegaram a conversar reservadamente e sabiam que eram colegas de farda. " O soldado foi frio. Foi até o local onde estava guardada a arma e retornou e efetuou os tiros aproveitando que o segurança estava distraído". " Eu posso garantir que o tiro foi à traição, pois o policial (Joelson) estava de lado e não tinha como esboçar uma reação de defsa", disse o delegado à reportagem policial. " A arma deve ser usada como último recurso, o que não era o caso", finalizou o delegado Euvaldo para o repórter Denivaldo Costa.


Entenda o caso

O soldado da Polícia Militar, Joelson Rodrigues de Carvalho, 36 anos, que residia no bairro Campo Limpo foi assassinado com vários tiros na noite deste domingo (25), durante a festa " Bye Bye São João", no interior do Clube de Campo Cajueiro. De acordo com informações da polícia, Joelson era lotado na 20ª CIPM, em Santo Amaro e na sua folga, estava trabalhando como segurança particular no local.

Durante a festa, houve um desentendimento envolvendo a vítima e várias pessoas, incluindo o seu colega, o policial militar Rodrigo Felipe Cabral da Silva, 22 anos, lotado no 4º Batalhão, em Alagoinhas. Rodrigo se armou com uma pistola e deflagrou oito tiros nos colega, matando-o na hora. O corpo foi removido ao Departamento de Policia Técnica de Feira de Santana. Quanto ao acusado, foi levado sob forte escolta policial até o Batalhão de Choque no município de Lauro de Freitas.

Reportagem: Rivaldo Ramos e Denivaldo Costa.

Estatística atualizada dos crimes cometidos em Feira


O Blog Central de Polícia divulga os números atualizados da violência em Feira de Santana, após mais um final de semana sangrento, quando foram registrados seis homicídios, entre sexta-feira e domingo. Confira abaixo os números de 2010:

JANEIRO: 39 homicídios e 2 latrocínios.
FEVEREIRO: 24 homicídios e 1 latrocínio.
MARÇO: 31 homicídios e 1 latrocínio.
ABRIL: 40 homicídios e 1 latrocínio.
MAIO: 44 homicídios e 2 latrocínios.
JUNHO: 37 homicídios e 3 latrocínios.
JULHO: 24 homicídios e 1 latrocínio.

Dentre os crimes praticados até agora, 14 das vítimas, eram do sexo feminino e 36 crimes foram cometidos contra menores. Totalizam no ano 239 homicídios e 11 latrocínios.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa

Policial militar mata colega durante festa no Cajueiro


O soldado da Polícia Militar, Joelson Rodrigues de Carvalho (foto), 36 anos, que residia no bairro Campo Limpo foi assassinado com vários tiros na noite deste domingo (25), durante a festa " Bye Bye São João", no interior do Clube de Campo Cajueiro. De acordo com informações da polícia, Joelson era lotado na 20ª CIPM, em Santo Amaro e na sua folga, estava trabalhando como segurança particular no local.

Durante a festa, houve um desentendimento envolvendo a vítima e várias pessoas, incluindo o seu colega, o policial militar Rodrigo Felipe Cabral da Silva, 22 anos, lotado no 4º Batalhão, em Alagoinhas. A confusão teria começado a partir de uma discussão do policial Joelson com um cunhado e a namorada do seu colega.Segundo a polícia, Rodrigo saiu do clube e retornou armado com uma pistola e quando Joelson estava de costas, foi atingido com oito tiros, morrendo na hora.

Rodrigo Felipe, que também reside em Feira, foi autuado em flagrante e sua condução ao Complexo Policial, foi acompanhada pelo Capitão da Polícia Militar, José Luiz. Ele foi autuado em flagrante pelo delegado plantonista e será transferido para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, onde ficará à disposição da justiça.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa e Carlos Valadares

Homem é assassinado e dois saem baleados no Aviário


Foi assassinado com vário tiros no bairro Aviário, Francisco Roque dos Santos Vieira (foto), 24 anos, que residia na rua Genésio Serafim, conjunto Paulo Souto.

Segundo informações da polícia, o crime foi praticado por dois homens que estavam numa motocicleta de dados ignorados. Além de Francisco, os matadores também balearam Alisson Santos Figueiredo, de 21 anos, que foi atingido com três tiros e Flávio Silva Santos, 21 anos, atingido com um tiro na cabeça. Os dois estão internados no Hospital Geral Clériston Andrade.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa e Carlos Valadares
Foto: Mário Sepúlveda

Menor é executado no bairro Baraúnas

O jovem Wender Silva do Rosário, 17 anos, que morava na rua Petronílio Pinto, no bairro Baraúnas foi assassinado neste final de semana.

O crime aconteceu no bairro onde a vítima morava. Wender foi atingido com tiros no tórax, por um desconhecido.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa

Homem é baleado no Aviário e morre no hospital

Faleceu neste domingo (25), no Hospital Geral Clériston Andrade, o jovem Marcos Alves dos Santos, 23, que morava na rua Angelina Borges, no Aviário. Ele foi atingido por tiros na cabeça, mãos e ombro, próximo de casa.

Ninguém da família quis dar detalhes sobre o crime somente, porém, a mãe da vitima chorava muito e dizia: " falei para ele não se envolver com aquela mulher’’. Logo depois ela foi levada pelos parentes que dizia sempre que ninguém sabia. O crime será investigado pela 1ª Delegacia.

Rivaldo Ramos, com informações de Denivaldo Costa

Por causa de um chip, mulher recebe tiro na cabeça e morre em hospital

Morreu no Hospital Unimed, em Feira de Santana, na noite de sábado (24), Lilian Kévia de Barros Magalhães, 27 anos, que morava na rua Sorocaba, bairro do Caseb. Lilian foi atingida com um tiro na cabeça e socorrida para o hospital, mas não resistiu.

Segundo informações colhidas no Departamento de Polícia Tecnica, ela foi baleada por um jovem que tem a identidade preservada pela policia, para não atrapalhar as investigações.

Uma irmã da vítima informou ao repórter Denivaldo Costa que Lilian namorava com um rapaz que reside no bairro da Conceição e o filho deste rapaz discutiu com outro jovem que foi até a residência e armado para cobrar o chip de um aparelho celular. Durante a confusão, Lílian passou na frente e recebeu o tiro, vindo a óbito após ser socorrida até o hospital. “Eu estou muito triste, uma briga entre jovens tirou a vida da minha irnã", relatou um familiar revoltado com a situação.

Denivaldo Costa