sábado, 19 de fevereiro de 2011

Falta de estrutura facilita a ação de ladrões de veículos no estado

A falta de investimentos na segurança pública da Bahia tem provocado brechas para os bandidos especializados em furtos e roubos de vecículos.

O Blog Central de Polícia entrevistou o delegado Marcelo Marques Novo, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) e verificou que mesmo registrando queixa na delegacia, a vítima não tem garantia de reaver o veículo roubado.
O problema é que após prestada a queixa, o registro da ocorrência é enviado para a central de cadastro de carros roubados em Salvador e só entra no sistema após três dias. Nesse período, o bandido pode rodar com o veículo e não ser importunado pela polícia e ainda dá tempo de buscar algum local para o desmanche e venda das peças.

O delegado informou que em delegacias distantes, onde não há fax ou internet, as queixas são encaminhadas para a central em Salvador, através de malotes dos Correios. " Com certeza não é pelo sedex ", disparou um agente da DRFR, balançando a cabeça de forma negativa, como sinal de desgosto. " Imagine quando essa queixa de carro roubado vai chegar na central em Salvador? Ninguém sabe ", acrescentou outro colega ao Blog Central de Polícia.

Segundo um policial militar, o veículo só é recuperado durante uma abordagem quando o serviço 190 é avisado e repassa a informação para as viaturas que estão nas ruas, mas são casos esporádicos e de muita sorte. " Há casos em que o assaltante leva o carro e até os documentos, que geralmente ficam no seu interior, e ao apresentá-los numa abordagem, passam despercebidos ", enfatizou o PM.

NATUREZA DO DELITO EM FEIRA DE SANTANA: 2009 - 2010

Furto de Veículo (4 rodas): 201 - 194
Furto de Motos: 80 - 150
Roubo de Veículos (4 Rodas): 295 - 347
Roubo de Moto: 323 - 251
Veículos Recuperados (4 rodas): 249 - 254
Motos Recuperadas: 118 - 146

Redação do Blog Central de Polícia, com reportagem de Denivaldo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário