domingo, 13 de fevereiro de 2011

Guarda Municipal de Feira é acusada de truculência

O Blog do Jair Onofre postou algumas notas sobre a Guarda Municipal de Feira de Santana, trazendo à tona denúncias de abuso de poder dos seus agentes. Segundo informações chegadas ao Blog Central de Polícia, o pessoal da Guarda quer mostrar serviço, mas vem exagerando nas ações. O sub-comandante da Guarda, Marcos Vinícius se defende e o secretário de Prevenção à Violência, Mizael Freitas informou que a população pode denunciar qualquer excesso. Confira as notas do Blog:

Truculência da Guarda Municipal

O Blog do Jair Onofre recebeu várias queixas do abuso de poder por parte da Guarda Municipal de Feira de Santana. Segundo as denúncias, os guardas estariam sendo truculentos nas ações realizadas na cidade. O sub-comandante da Guarda, Marcos Vinícius, garante que as ações são legais e que a instituição tem poder para realizá-las. “A Guarda Municipal tem o poder de polícia administrativa do município”, afirmou, ressaltando que os guardas trabalham protegendo os bens próprios, patrimônios e serviços do município.

Reclamações
De acordo com Marcos Vinícius (foto), as reclamações contra a atuação da Guarda Municipal vêm de pessoas que não aceitam “esse novo modelo de segurança pública implantado pela administração municipal”. O sub-comandante esclareceu que o setor recebe recursos do Ministério da Justiça, equipamentos como viaturas e coletes a prova de bala. “Ainda vamos receber armamentos letais e não letais doados pela Polícia Rodoviária Federal e nossos guardas serão capacitados para o seu uso”, disse. Sobre o uso de armas pelos guardas, Marcos Vinícius disse que eles estão habilitados para isso pela Polícia Federal.

Estatuto do desarmamento

O sub-comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius, informou que pelo Estatuto do Desarmamento, Capítulo III, artigo 6º, os guardas têm o poder legal de usar armas de fogo quando estão em serviço. “Podemos usar essas armas porque temos Corregedoria e Ouvidoria, as armas pertencem ao município de Feira de Santana e são registradas com autorização do Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal”, frisou. Marcos Vinícius disse ainda que de forma alguma a Guarda Municipal está tentando tomar o lugar das polícias Militar e Civil, mas sim trabalhar em parceria com as mesmas. “Quando chegamos a delegacia com flagrantes somos recebidos como autoridades policiais. Nós apresentamos o preso e o delegado nos ouve”, esclareceu. A Guarda Municipal já realizou 187 prisões em flagrante. Uma delas, ontem, foi de um jovem que estava pichando o viaduto da avenida João Durval, sendo necessário o uso de spray de pimenta. “Foi a única vez que usamos algum tipo de arma não letal. Todas as outras prisões que realizamos não precisamos deflagrar nenhum tiro”, disse Marcos Vinícius.

Palavra do secretário
O secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas (foto), afirmou que as últimas ações que a Guarda Municipal vem realizando dizem respeito à sua função, que é cuidar dos bens públicos municipais e dos serviços que são oferecidos para a população, como transporte e lazer. “Mas se estiver havendo excesso por parte de algum guarda municipal, a população pode denunciar”, orientou. O secretário também ressaltou que os guardas estão habilitados a usarem armas. “O problema é que a população está acostumada a ver a Guarda Municipal tomando conta de portão e essa mudança de atitude está assustando, mas com o tempo todos irão se acostumar”, prevê Mizael Freitas. São ao todo 197 guardas e a expectativa do secretário é aumentar esse efetivo para 400 homens e mulheres.

( Informações do Blog do Jair Onofre, com reportagem de Karoliny Dias )

Nenhum comentário:

Postar um comentário