quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Fraudes na Campanha do Desarmamento envolvem 50 pessoas, diz PF

As fraudes praticadas na Campanha do Desarmamento pela Ong MovPaz, sediada em Feira de Santana, tiveram a participação de pelo menos 50 pessoas, segundo informações da Polícia Federal.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa, o delegado Wal Goulart - que coordena o posto avançado da PF em Feira – informou que a operação Vulcano foi deflagrada em Fortaleza (CE), Feira de Santana e nas cidades de Antas e Cícero Dantas, também na Bahia.

“A rede é enorme, com mais de 50 pessoas, mas nos concentramos naqueles principais”, explicou o delegado.

A operação da PF se baseou em mandados expedidos na 2ª Vara Federal de Feira - doze de busca e apreensão, seis de prisão temporária e cinco de condução coercitiva. A operação foi realizada em vários bairros da cidade, nas primeiras horas desta quinta-feira (28).

A primeira prisão efetuada foi a do coordenador nacional do MovPaz, Ong com sede em Feira e que faz o recolhimento de armas da Campanha do Desarmamento na cidade, através da Casa da Paz, situada à Avenida Contorno, bairro Feira V.  Clóvis Nunes foi detido em Fortaleza.

Já o irmão de Clóvis, Carlos Nunes, foi preso em casa, em Feira de Santana.

A suposta fraude

Segundo a Polícia Federal, a operação foi efetuada após a informação de que 8.800 armas foram recolhidas durante a Campanha do Desarmamento em Feira – destas, segundo a PF, quatro mil não existiam e 4.800 eram de fabricação caseira.
A campanha prevê o pagamento de indenizações às pessoas que entregarem as armas voluntariamente. De acordo com as investigações, com os dados falsos, os envolvidos na fraude realizavam saques indevidos na conta bancária da campanha. As retiradas irregulares teriam sido em torno de R$ 1 milhão e 300 mil, recursos do Ministério da Justiça.

“Eles começaram a gerar protocolos de forma fraudulenta no sistema do governo federal, recebendo as indenizações. Geravam indenizações sem sequer existir arma”, afirmou o delegado Wal Goulart.

O número elevado de armas que teriam sido arrecadadas em Feira também chamou a atenção do governo e da polícia. “Feira aparecia com 14% das armas arrecadadas no Brasil. É como se fosse São Paulo e Rio de Janeiro juntos. Por isso, o Ministério da Justiça solicitou a investigação”, completou o delegado.

A Campanha do Desarmamento conta com a participação da Polícia Militar. O coronel Martinho, que já comandou o 1º Batalhão da PM de Feira, está entre os investigados. Em sua residência a PF fez uma busca e encontrou um rifle sem documentação. Por isso o militar foi encaminhado ao posto avançado da Polícia Federal em Feira. Depois de pagamento de fiança, ele foi liberado.

A Ong MovPaz atua em 27 cidades distribuídas em 10 estados do país. A arrecadação de armas em Fortaleza também está sendo investigada pela Polícia Federal.

Kleiton Costa (De Olho na Cidade) e fotos de 
Gleidson Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário