sábado, 14 de março de 2015

Mandantes da tortura e morte de adolescente receberam vídeo em presídio; número de suspeito subiu para cinco

A tortura e a morte do adolescente Gabriel Guimarães Silva, 15 anos, cujo corpo foi achado em um saco de pano no município de Feira de Santana, foram filmados pelos executores e os vídeos enviados para os mandantes do crime, presos no presídio regional. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (13), pelo delegado João Rodrigo Uzzum, que investiga o caso.

Em um dos vídeos, o adolescente aparece sendo torturado por dois homens, enquanto um terceiro filma a ação. Os criminosos ordenam que a vítima não gritasse enquanto escrevem as letras "A" e "L" nas costas com uma faca. Num segundo vídeo, os torturadores aparecem cortando o pesçoço do adolescente. "A tortura foi filmada e eles [os executores] passaram os vídeos pelo Whatsapp para os presos, dentro do presídio de Feira. Filmaram e mandaram para os mandantes", destacou o delegado ao G1.

O número de suspeitos de envolvimento no crime cresceu de quatro para cinco pessoas, de acordo com a polícia - dois mentores, que estão no presídio, e três excutores, que já foram identificados e continuam foragidos.

O diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana, Clériston Leite, disse que aguarda contato do delegado para tomar as providências. "Estou aguardando ele acionar a gente. O delegado não se manifestou para gente sobre os nomes dos possíveis mandantes. Sem isso, não tem como a gente saber de quem se trata", afirma.

Sobre o uso de celulares pelos detentos, o diretor informou que revistas são feitas de forma rotineira para coibir a utilização dos aparelhos. "A gente faz revistas rotineiramente. Sempre que há alguma suspeita, a gente faz a vistoria nas celas. Se o delegado se manifestar com algum nome, com cerrteza vamos buscar os suspeitos", afirmou.
Os detentos que teriam ordenado o crime não têm nomes divulgados para não atrapalhar as investigações. O delegado disse apenas que os supostos mentores intelectuais cumprem pena por tráfico de drogas e homicídios. "Os executores estão sendo procurados. Eles devem estar escondidos em algum lugar", afirma Uzzum.

Os criminosos poderão ser condenados por homicídio qualificado por conta da tortura, e a pena varia de 12 a 30 anos. 

Crime
O adolescente de 15 anos, que morava no bairro do Sobradinho, em Feira, foi torturado e degolado vivo, antes de ser colocado dentro do saco. O corpo dele foi encontrado no bairro Parque Panorama. Nas costas da vítima, os perito encontraram as letras 'AL', marcadas com faca. Segundo o delegado, um aviso dos suspeitos. "Essa sigla é a abreviação da palavra 'alemão', que dentro na linguagem dos criminosos significa ser contra os marginais".

De acordo com a polícia, o saco aparentemente foi feito feito com lençol. Além disso, a vítima estava amordaçada, com mãos e pés amarrados e apresentava golpes de arma branca. "Fomos acionados e, ao chegarmos ao local, encontramos algo enrolado em uma espécie de cobertor e totalmente envolto em fios de telefone. Com a chegada do DPT [Departamento de Polícia Técnica], abrimos o cobertor e vimos o cadáver com braços amarrados e boca amordaçada com borracha de câmara de ar", disse, na quarta-feira, o delegado.

A policia suspeita que o corpo tenha sido deixado no local na madrugada de terça-feira. O corpo foi levado para o DPT. "O cadáver tinha dezenas de facadas especificamente na região do coração", disse.

Fonte: G1 e imagens de arquivo do Blog Central de Polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário