segunda-feira, 6 de julho de 2015

Em três meses SMTT apreendeu mais de 100 ligeirinhos

Apenas nos últimos três meses, cerca de cem veículos, de vários modelos e anos, foram apreendidos pela SMTT (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito) sob a acusação de estarem sendo usados no transporte ilegal de passageiros, atividade conhecida como ligeirinho. O pátio da SMTT está lotado.

O secretário Ebenezer Tuy diz que a fiscalização vem sendo feita regularmente e apreensões estão acontecendo praticamente todos os dias. E ele faz um alerta. “Ao usar este tipo de transporte os passageiros se expõem ao perigo, porque estes veículos geralmente estão em péssimas condições físicas”, adverte. Outro ponto é que os carros usados nem sempre estão com a documentação em dia ou os motoristas não são habilitados. Em caso de acidente com gravidade o passageiro não terá direito ao seguro DPVAT – que cobre as custas médicas.

Os passageiros também se expõem a acidentes porque, diz o secretário, na luta pelos passageiros, estes motoristas não têm a devida atenção ao volante e imprimem alta velocidade. “E assim colocam todos em risco”, salienta. Ele acentua ainda que muitos condutores, segundo os usuários os cidadãos, andam armados e sempre mostram as armas – por exibição ou para intimidar a concorrência - nos pontos onde esperam os passageiros. “As pessoas devem pensar duas vezes antes de embarcar em um desses carros”, orienta Ebenezer Tuy.

Para liberar o veículo, que fica apreendido durante duas semanas, o dono paga uma multa no valor de R$ 2 mil. A reincidência dobra o período da apreensão e a multa aplicada.  E a despesa aumenta ainda mais, caso o automóvel esteja com pendências na documentação, mais o pagamento de multas relativas à infração cometida no trânsito – parar em local não permitido, por exemplo, para que o passageiro embarque, mais a diária, que é de R$ 12.

As informações são da Secom/PMFS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário