terça-feira, 19 de abril de 2016

Posto do Juizado de Menores, desativado há dois anos, dificulta a vida de usuários do Terminal Rodoviário de Feira

Fechado há cerca de dois anos, o posto onde funcionava o Juizado da Infância e da Juventude, no Terminal Rodoviário de Feira de Santana, tem trazido dificuldades para os funcionários da Sinart, empresa que administra o terminal e transtornos às pessoas que buscam auxílio da justiça para viajar com menores de idade. De acordo com a lei, adolescentes a partir de 16 anos podem viajar sozinhos, sem a presença ou autorização de pais ou responsáveis.

De acordo com Gustavo Pluma (foto), diretor da Sinart, em Feira de Santana, pessoas chegam constantemente com crianças no terminal, procurando por comissários de menores, para obter a autorização de embarque, mas acabam sendo prejudicados.
“Com a saída do posto do juizado, as pessoas ficam sem saber o que fazer; nós orientamos a procurar o Fórum ou o ‘Melo Matos’ (Comunidade de Atendimento Socioeducativa). É um transtorno porque muitas pessoas desembarcam aqui no terminal, vindas de outros locais, confiando no posto”, explicou.

Ainda de acordo com Gustavo, os funcionários da Sinart não podem fazer nada, mas ainda assim, são vítimas das reclamações, pois muitas viagens deixam de ser realizadas pela falta da documentação que autoriza o embarque de crianças.
Ele acrescenta que em algumas ocasiões, a Sinart procura orientar e até já disponibilizou condução para levar as pessoas até o juizado. Alerta também que muita gente tem optado em viajar em transporte clandestino, que não solicita a documentação de menores de idade.

Questionado por nossa reportagem se solicitou a reativação do posto junto ao Juizado de Menores, Gustavo Pluma informou que tentou contato em 2015, mas não foi atendido. “Enviei ofício e não obtive resposta; gostaria que o Juiz da comarca pudesse nos dar um apoio nesse sentido”, concluiu.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa ( Ronda Policia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário