quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Água de lençol freático continua jorrando na trincheira da Maria Quitéria

Um vídeo foi enviado para um dos repórteres colaboradores do Blog Central de Polícia, com o relato de um engenheiro, alertando sobre a água que segue jorrando próximo à trincheira da avenida Maria Quitéria. No vídeo é possível observar dois canos direcionados para uma boca de lobo na avenida Getúlio Vargas, por conta da obra ter atingido o lençol freático.

O cidadão que apresenta o vídeo questiona a mobilidade pretendida com o sistema BRT e comenta que nem o pedestre ou ciclista foi contemplado com a construção da trincheira. Cita ainda o comércio em volta, com várias placas de aluguel.
Nossa produção entrou em contato com a Prefeitura de Feira de Santana e uma das alegações do engenheiro João Vianey Marval Silva, coordenador do gerenciamento do contrato de financiamento das obras do Complexo BRT, é que o vídeo é matéria antiga, mas é bom frisar que a água continua jorrando com abundância na rede pluvial. Confira na íntegra, a resposta da Prefeitura sobre o assunto:

Sobre o vídeo veiculado por alguém  que se apresenta como engenheiro, em redes sociais, em que ele retira a grelha de uma caixa de passagem da drenagem pluvial na avenida Getúlio Vargas e opina sobre a água que corre através de tubos, o engenheiro João Vianey Marval Silva,  coordenador do gerenciamento do contrato de financiamento das obras do Complexo BRT, faz o seguinte esclarecimento:

Não existe desperdício de água. Todo volume de água retirada por bombeamento retorna para a mesma bacia. Lançada no sistema de drenagem pluvial, a água segue curso natural à bacia de origem.

O bombeamento a que se refere o autor do vídeo, diferentemente do que ele preconiza, não é definitivo. Quando a rede estiver integrada, o que está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano, o sistema de drenagem das trincheiras, hoje funcionando por bombeamento, passa a ser por gravidade, ocorrendo escoamento natural.

Uma observação: o vídeo em questão trata de matéria antiga, e devidamente esclarecida, desde a época em que se construía a trincheira localizada no cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas, obra já concluída.

Blog Central de Polícia, com imagem reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário