quinta-feira, 19 de abril de 2018

Guarda Municipal será responsável pela Central de Achados e Perdidos na Micareta

A Central de Achados e Perdidos está entre os equipamentos da área de segurança pública mais importantes para o folião, durante a Micareta de Feira, que começa nesta quinta-feira e segue até domingo. Ao contrário de anos anteriores, quando o serviço era oferecido pela Polícia Militar, este ano estará a cargo da Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), através da Guarda Civil Municipal.

A novidade foi anunciada dentro do plano de trabalho da Guarda Civil Municipal para Micareta 2018, apresentado na noite desta terça-feira, 17, no Teatro Margarida Ribeiro. A Central de Achados e Perdidos será montada pela Seprev no início da avenida Adenil Falcão e vai funcionar 24 horas. Os guardas municipais foram orientados a levar documentos, chaves ou mochilas para o local, bem como orientar as pessoas que perderam documentos ou outro objeto para que se dirijam ao espaço.

Cento e cinquenta guardas municipais trabalharão, em regime de revezamento, a partir desta quinta-feira, quando a Micareta de Feira de Santana será oficialmente aberta, tanto no Circuito Maneca Ferreira como nas outras unidades públicas.

O plano foi apresentado pelo inspetor Francenildo Ferreira , coordenador de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico da GM. “Mudamos para melhorarmos ainda mais o serviço que prestamos”. Os GMs ficarão a postos nos camarotes oficiais, no Camarote da Diversidade, na unidade de saúde e nos portões de acesso ao circuito.

Seis elevados foram distribuídos ao longo do circuito e duas viaturas serão usadas na vigilância dos locais mais distantes do palco da festa. Usarão armamento comum e não letal. A Central de Videomonitoramento será interligado ao ônibus usado pela instituição e os cidadão poderão fazer denúncias pelo telefone 156.

Em média, 40 prepostos da GM trabalharão diariamente. Agirão tanto na observação ostensiva dos foliões no circuito, bem como na vigilância dos espaços públicos que foram montados ao longo da avenida Presidente Dutra e ainda naqueles localizados nos bairros, como unidades de saúde que funcionam ininterruptamente.

O secretário de Prevenção à Violência, Pablo Roberto , disse que a forma de atuação da GM durante a Micareta será diferente dos anos anteriores. “Os guardas vem sendo preparados ao longo do ano para que trabalhem dentro do que as leis determinam. E o que a gente observa é a profissionalização,  a prestação de um trabalho consciente à altura da instituição que representa”.

O comandante da corporação, Ailton Almeida , pediu a dedicação de todos e revelou a certeza de que mais uma vez os GMs prestarão um serviço à altura da instituição. “Todos nós, homens e mulheres, estamos conscientes da nossa importância para a segurança da festa. Estamos preparados para a nossa missão”. A eles compete a proteção dos bens, serviços e instalações.

Neste ano, os guardas municipais trabalharão com três uniformes: o rajado ostensivo, uma camisa polo preta e o fardamento normal. Os conjuntos foram apresentados na tarde de quinta-feira. A base da GM será montada no Colégio Estadual.

A equipe da Defesa Civil que vai estar na avenida será formada por 27 pessoas, cinco vezes maior do que a trabalhou no ano passado, de acordo com o coordenador do órgão, Pedro Américo. A equipe ficará em pontos fixos e percorrerá o circuito, em atividades de fiscalização das barracas. “O nosso foco será a segurança dos foliões”. Estarão presentes em ações nas barracas e na fiscalização final dos trios elétricos.


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário